Título:
Análise comparativa do regime pluviométrico em regiões semi-áridas (Arquipélago de Cabo Verde e Agreste do Nordeste brasileiro)
Resumo:
O regime pluviométrico é de grande importância para o planejamento agrícola, em particular nas regiões semi-áridas. Estas são caracterizadas por baixos níveis pluviométricos, e elevada evaporação, além de alta variabilidade espaço-temporal das chuvas, tornando-as periodicamente afetadas por secas, devido principalmente à irregularidade da estação chuvosa. Este trabalho objetivou comparar o regime pluviométrico do Arquipélago de Cabo Verde com o do Agreste de Pernambuco, Brasil (Pesqueira-PE), entre 1977 e 2006. Essas regiões são caracterizadas como semi-áridas, e vêm sendo estudadas através do projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido (CISA), com o intuito de promover o fortalecimento da pesquisa conjunta e transferências de tecnologia entre os dois países, voltadas para a convivência com a escassez hídrica. Observa-se que o período chuvoso no Agreste concentra-se de abril a julho, com média anual de 650 mm, enquanto que, em Cabo Verde compreende-se de agosto a outubro, com 426 mm anuais, sendo o mês de setembro o de maior aporte hídrico e maior probabilidade de ocorrência de chuvas intensas. Pode-se concluir que o regime pluvimétrico nas duas regiões diferem significativamente, apesar de possuírem a mesma classificação climática. Faz-se necessário intensificar os estudos e o uso de práticas de conservacão do solo e água, buscando incremento da disponibilidade e segurança hídrica nessas regiões.
Autores:
Vicente de Paula Silva, Abelardo A. A. Montenegro, Antônio Pedro Pina, José Roberto L. Silva, Angela V. Moreno, Adriana C. Figueiredo, Robertson V. P. Fontes Júnior, Marcus Metri Corrêa