Avaliação físico-quantitativa das terras no Projecto da Lezíria Grande (Sistema F.A.O.). Parte III : classificação da aptidão das terras para usos específicos
Maria Vanda Nunes Lima Perdigão, António Manuel, Machado Perdigão, Luís F. Craveiro Lopes dos Reis
Engenheiros Agrónomos, desempenhando os dois últimos funções técnicas na Direcção Geral de Hidráulica e Engenharia Agricola como engenheiros de 2a. classe.
Resumo | Abstract
A aplicação do método de Avaliação de Terras para usos específicos (sistema FAO, conhecido internacionalmente pelo nome de “Land Evaluation”) tem como principal vantagem considerar usos alternativos da terra (T.U.T.), podendo assim quantificar sistematicamente os seus requisitos mínimos específicos. Da comparação desses requisitos com as diferentes “terras” existentes na área através das “qualidades da terra” resulta a classificação da aptidão das terras para usos específicos e recomendações envolvendo um ou vários tipos de uso mais aptos. Essas recomendações podem então ser utilizadas para a tomada de decisões acerca do tipo de uso preferido para cada unidade de avaliação.
Da análise da classificação das terras da Lezíria Grande conclui- -se que a sua presente capacidade produtiva está muito abaixo da sua potencialidade devido à existência de determinado número de limitações físicas.
Após a implementação de qualquer das alternativas de projecto, para cada T.U.T. considerado a área com aptidão aumenta bem como a classe de aptidão, principalmente para aqueles que na situação actual não são relevantes ou estão representados numa área reduzida e com aptidão marginal.