Avaliação físico quantitativa das terras no Projecto da Lezíria Grande (sistema FAO) : Parte I. colheita de dados analíticos de base
António Manuel M. Perdigão, Luís Francisco Craveiro, Luís F. Craveiro Lopes dos Reis, Maria Vanda Nunes Lima Perdigão
Engenheiros Agrónomos, desempenhando os dois primeiros, funções técnicas na Direcção Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola como engenheiros de 2a.
classe.
Resumo | Abstract
Este trabalho aborda as linhas gerais da aplicação da Metodologia FAO de Avaliação de Terras, a um projecto de desenvolvimento, envolvendo um certo número de melhoramentos da Terra (enxugo, drena gem, dessalinização, etc.) e exigindo um conhecimento detalhado das características da mesma.
Na Parte I são abordados, conceitos base da metodologia, referen- tes aos chamados Tipos de Utilização de Terra (TUT) descritos para os objectivos de avaliação de terras em termos dos seguintes Atributos Chave (Produto, Mão-de-obra, Capital, Dimensão da Exploração e Afolhamento, Tecnologia, Gestão), descrição esta que engloba as práticas de gestão da terra relacionadas com os melhoramentos.
A explicitação dos elementos referentes à Terra, no respeitante aos seus parâmetros englobam-se nas Caracteristicas da Terra (C.T.) encaradas em três linhas gerais: solos e drenagem; topografia e clima. Entendendo-se o estudo de solos como um trabalho base, permitindo o levantamento de elementos físicos e químicos definidores dum certo agrupamento das C.T., encarados como uma síntese dos da dos base de solos colhidos.
Na Parte II a quantificação das Qualidades da Terra (Q.T.), tendo por base as C.T., permite abordar outros conceitos utilizados como passos para Classificação da Aptidão.