Beneficiamento hidroagrícola dos campos da Golegã

José Carlos da Costa Miranda, Jorge Dias de Carvalho

*Tecnicos da HIDROTECNICA PORTUGUESA, Consultores para Estudos e Projectos, Lda.

Resumo | Abstract

A área estudada compreende a várzea situada na margem direita do rio Tejo entre a Quinta da Cardiga e a foz do Alviela com uma superfície da ordem dos 6200 ha.

O objectivo deste trabalho é, fundamentalmente, a análise do sistema de rega e drenagem servindo aquela área aflorando-se, também, as obras complementares previstas visando a defesa contra cheias e o melhoramento da rede viária rural.

O sistema primário de enxugo é constituído por um conjunto de colectores a céu aberto, determinando duas áreas distintas, as quais são providas nas suas extremidades de jusante, de estações elevatórias que permitem, em épocas de águas altas, a evacuação dos caudais de enxugo.

O esquema de rega, que se previu por aspersão, é constituído por uma tomada junto à Quinta da Cardiga que alimenta um canal condutor geral no que se inserem cinco sistemas independentes de rega. Estes sistemas são alimentados por estações elevatórias implantadas junto ao canal e são constituídas por redes ramificadas que vão servir os hidrantes das diferentes parcelas.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.