Título:
Estudo comparativo da variabilidade sazonal da precipitação entre ilhas oceânicas em regime de aridez, e seus impactos (Cabo Verde e Fernando de Noronha – Brasil)
Resumo:
A precipitação é um fator de grande importância, interferindo na preservação do ambiente, navegação, e abastecimento público, dentre outros. Este trabalho tem como objetivo analisar a precipitação total anual e mensal ocorridas no Arquipélago de Fernando de Noronha (BRASIL) entre 1992 e 2008, bem como no Arquipélago de Cabo Verde, entre 1992 e 2006, para subsidiar os órgãos gestores quanto os riscos de secas nas Ilhas, que possuem a mesma classificação climática. Além de comparações do comportamento da chuva, verifica-se que a quadra chuvosa em Noronha compreende-se entre os meses de Março a Junho, com uma precipitação média total de 864,4 mm (entre 1992 e 2007), representando 67% da precipitação anual, sendo o mês mais chuvoso o de Abril. Já em Cabo Verde, o período chuvoso compreende-se de Julho a Outubro, com 298 mm anuais (entre 1992 e 2006), sendo o mês de Setembro o de maior probabilidade de ocorrência. Cabo Verde apresenta alta variabilidade interanual e espacial de precipitações, com comportamentos diferenciados nas ilhas de Barlavento a Norte e as do Sotavento a Sul, influenciados pela orografia e os alíseos de Nordeste. Contrariamente ao de Noronha, com exceção dos anos de 1997 e 2005, que foram anos de atuação de sistemas atmosféricos não comuns nesta região do Atlântico. Apresenta-se ações recentes voltadas para a automação em tempo real da precipitação em Noronha, e são discutidos aspectos relacionados aos impactos sociais e ambientais oriundos das irregularidades climatológicas, assim como acções adoptadas em Cabo Verde para fazer face às mudanças climáticas.
Autores:
Abelardo A. A. Montenegro, Antônio Pedro Pina, Araújo Gustavo, Ana Paula N. Silva, José Roberto L. Silva, Suzana Maria G. L. Montenegro, Angela V. Moreno