Metodologia geral seguida na análise do Projecto da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira
José Augusto Rodrigues Estêvão*, A. Negreiros Monteiro**, J. Soares Ribeiro**
* Economista técnico de 2a. classe da D.G.H.E.A. (Divisão de Análise de Projectos).
** Engenheiros Agrónomos – engenheiros de 2a. classe da D. G.H.E.A. (Divisão de Análise de Projectos).
Resumo | Abstract
Neste texto pretende-se descrever de forma resumida a metodologia geral seguida na avaliação do Projecto da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.
A análise foi efectuada para três situações tipo:
- Situação actual; em projecto; e
- Situação futura sem projecto; e
- Situação futura com projecto.
A situação futura com projecto, sobre que este trabalho incide, foi analisada para as quatro alternativas base definidas pelo Grupo de Engenharia Civil: Reabilitação, Dessalinização e Irrigação (Total e Parcial). Consideraram-se três pares de Blocos de Rega, os diferentes grupos de solos e três hipóteses de estrutura empresarial.
A selecção das alternativas e o dimensionamento das explorações familiares, nas várias hipóteses foram efectuadas com recurso à programação linear.
A escolha das alternativas para os diferentes pares de blocos, obedeceu primeiramente ao critério da Taxa Interna de Rentabilidade Económica, tendo-se entrado, posteriormente em consideração com algumas condicionantes de ordem técnica.
As alternativas seleccionadas para os diferentes blocos estão presentes a ser objecto de estudo mais detalhado, pelo que os valores apresentados poderão vir a sofrer algumas rectificações.