Glossário

Diversidade de espécies

Conceito ecológico que incorpora o número de espécies que ocorre numa determinada área (ver riqueza específica) e a heterogeneidade da distribuição de indivíduos entre as diferentes espécies (ver também biodiversidade).

DPSIR

O quadro causal para descrever as interações entre a sociedade e o meio ambiente, adotado pela Agência Europeia do Meio Ambiente: forças motrizes, pressões, estados, impactos, respostas (extensão do modelo PSR desenvolvido pela OCDE).

Diretiva Quadro da Água da UE (DQA)

Diretiva 2000/60/CE que estabelece um quadro de ação comunitária no domínio da política da água. A DQA fornece o quadro legal da Comissão Europeia para obter uma “boa qualidade ecológica” em todas as águas superficiais e subterrâneas da União Europeia até final de 2027. A DQA foi aprovada pelo Parlamento Europeu em 22 de dezembro de 2000.

Detritívoro

Animais que se alimentam principalmente de fragmentos de matéria orgânica (detritos) encontrados no solo e em sedimentos de fundo.

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável procura integrar e harmonizar as ideias e conceitos relacionados com o crescimento económico, a justiça, o bem-estar social, a conservação ambiental e a utilização racional dos recursos naturais.

Depósitos lacustres

Material depositado ou sedimentado nas águas de lagos e exposto pelo rebaixamento do nível da água ou pela elevação do terreno. A textura destes sedimentos varia geralmente entre areia e argila.

Degradação

Processo pelo qual um leito de um rio é rebaixado em altura por remoção ou arrastamento de sedimentos. Este termo também é usado para se referir a uma alteração de habitat (degradação hidromorfológica, degradação físico-química).

Dados agro-hidrometeorológicos

a informação agrícola (ocupação cultural, áreas, fenologia, parâmetros culturais), informação hidrométrica (consumos, caudais, escoamentos, volumes armazenados) e informação meteorológica.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.