Predador
Táxon (ver taxa) que se alimenta de outros animais vivos (por exemplo: libélulas).
Táxon (ver taxa) que se alimenta de outros animais vivos (por exemplo: libélulas).
Carga orgânica (total ou parcial) que polui rios através de matéria orgânica particulada dissolvida, que pode ter várias origens, como efluentes industriais. A decomposição de matéria orgânica por bactérias aeróbicas leva a reduções de oxigénio prejudiciais à fauna aquática.
Plano que define metas em termos de qualidade da água e outros parâmetros e que estipula as ações prioritárias para o cumprimento dos objetivos definidos.
Parâmetro que mede a acidez e alcalinidade, expresso como o logaritmo negativo da concentração do ião hidrogénio. Um pH igual a 7 é neutro, valores abaixo indicam acidez e valores acima alcalinidade.
Produto químico aplicado em zonas de cultivo, para controlo de pragas, nomeadamente insetos, fungos e roedores.
Efeito direto provocado por uma alteração ambiental (por exemplo, variações de caudal, poluição orgânica ou extração de água); ver gradiente de perturbação.
Que habita e se alimenta na coluna de água. Oposto a bêntico.
Indicador relativo a um elemento qualitativo (físico, químico ou biológico) que mede o estado ecológico de uma massa de água.
A conceção e realização de obras de construção ou de outras intervenções no meio natural ou na paisagem, que tem por finalidade a captação, armazenamento e distribuição de água para satisfazer as necessidades da atividade agrícola.
Uma atividade antropogénica (por exemplo, agricultura, indústria) ou fenómeno de alteração climática que pode ter determinado efeito ambiental.
Uma medida para explicar a preferência de táxons de macroinvertebrados aquáticos ou peixes por condições particulares de escoamento.
A parcela da precipitação total que, depois de satisfeitos os processos de evaporação, infiltração, e retenção superficial na bacia hidrográfica, chega à rede hidrográfica.
A parcela da precipitação total que contribui para satisfazer parcialmente as necessidades de água das culturas, traduzidas pela evapotranspiração.
Água da chuva ou neve que contém compostos de enxofre e azoto e outros poluentes associados à industrialização.
Planta enraizada em águas superficiais com grande parte do caule e a maioria das folhas acima da água.
Porção de terra adjacente a uma ribeira, formada principalmente por sedimentos fluviais e sujeita a inundações.
O período histórico correspondente aos anos 1971 a 2000 . este período tem de estar fixado?
A área regada de um aproveitamento hidroagrícola.
O volume de água perdido por descargas de segurança e operação em canais e reservatórios intermédios, fugas em condutas, repassos em canais e reservatórios intermédios.
O volume total de água perdido por evaporação nos canais e reservatórios intermédios, no sistema referente ao período de análise.
O volume total de água perdido que ocorre por perdas por evaporação em canais e reservatórios intermédios, por perdas aparentes e por perdas reais (físicas) na infraestrutura, no sistema referente ao período de análise.
O volume de água perdido por erros de medição, na aquisição, transmissão e tratamento dos dados, na estimativa do consumo não medido e por usos não autorizados, no sistema referente ao período de análise.
Fragmentos de rocha com 7,5-25 cm de diâmetro.
Os cenários que incluem séries temporais de emissões e de concentrações do conjunto completo de gases de efeito de estufa e de aerossóis e gases quimicamente ativos, bem como a utilização dos solos/cobertura dos solos (Moss et al., 2008).
A dotação de rega média anual por sistema de produção praticada pelos regantes no AH.