Rocha sedimentar
Um dos três grupos principais de rochas; formadas por material derivado de rochas pré-existentes, através de processos como a erosão, desagregação e precipitação.
Um dos três grupos principais de rochas; formadas por material derivado de rochas pré-existentes, através de processos como a erosão, desagregação e precipitação.
Número de espécies (taxa) que ocorrem numa determinada área ou unidade de amostragem.
Secção de rio com baixa profundidade e onde a água flui rapidamente, pode ser menos turbulenta que os rápidos.
Glossário Medida que visa melhorar o estado de massas de água degradadas, nomeadamente através do tratamento de águas residuais ou medidas estruturais. Autor: CEQAE
Nível de detalhe da classificação taxonómica em taxa (espécie, género, família, ordem, classe, entre outros).
Secção relativamente profunda e de água parada com pouca ou nenhuma corrente num rio.
Estado natural ou quase natural, caracterizado por um baixo nível de alteração por ação humana (por exemplo: agricultura, poluição orgânica, eutrofização e abstração de água).
Termo geral para rocha consolidada (sólida) subjacente a solos ou outro material não consolidado.
A massa de água interior que corre, na maior parte da sua extensão, à superfície, mas que pode também escoar-se no subsolo numa parte do seu curso. (está incluído no glossário existente)
Estrutura construída para manter o nível de água desejado.
As áreas associadas a obras de rega de caracter individual, onde a água necessária para o efeito pode ser obtida a partir do aproveitamento das águas superficiais ou de águas subterrâneas.
As áreas associadas aos perímetros de rega abrangidos por empreendimentos hidroagrícolas coletivos (particulares ou estatais), sendo, que em Portugal, a grande maioria realizados pelo Estado.